Como se formam as rugas?
Uma ruga é uma depressão na pele, linear ou não, que interrompe a uniformidade da superfície cutânea por diminuição da camada hipodérmica ou por atrofia dérmica (ruga primária). Seu aparecimento é previsível, inevitável e progressivo, em função do envelhecimento celular ou do fotoenvelhecimento (causado pelo sol do dia a dia), que também imprime na pele alterações comuns à idade.
As rugas podem ser dinâmicas, inicialmente, que só aparecem com o movimento da musculatura, como na testa, por exemplo. Ou podem ser rugas estáticas.
Rugas profundas (estáticas) têm como característica serem perceptíveis até mesmo quando o rosto está em repouso, sem contração muscular alguma. Permanentes, elas aparecem em decorrência do processo de envelhecimento intrínseco em associação à ação de agentes externos, como a exposição solar, o vento, o cigarro e a poluição. Rugas estáticas são uma evolução natural das rugas dinâmicas: não tendo recebido o devido cuidado no início de sua formação, evoluíram e se acentuaram.
Já os sulcos faciais, por sua vez, são ranhuras mais profundas que as rugas de expressão, se formam em decorrência do afrouxamento da derme e da musculatura da face pela perda progressiva de colágeno, perda óssea, relaxamento dos músculos, deslocamento da pele, perda do tecido gorduroso e flacidez.
Como tratamos rugas?
O preenchimento pode ser utilizado para amenizar rugas finas, profundas e sulcos.
Outras opções de tratamentos estão o laser CO2 ou Erbium fracionado, injeção de toxina botulínica, além de diversas outras tecnologias, conforme necessidade do paciente.