O que é a Toxina Botulínica ?
Por que chamamos de “Botox” , mas não está certo ?
Conhecida comercialmente e popularmente como BOTOX®, a toxina botulínica do tipo ‘A’ é uma substância líquida, estéril e liofilizada, produzida pela bactéria chamada Clostridium botulinium.
A neurotoxina é produzida pela bactéria em sete tipos diferentes, os quais são designados pelas letras A, B, C, D, E, F e G. A toxina ‘A’ é considerada a mais potente.
A toxina simplesmente BLOQUEIA O IMPULSO NERVOSO, impede que o músculo se contraia. Esse bloqueio dura de 4 a 6 meses, em média, quando o músculo consegue refazer essa conexão, aos pouco…
Chamamos de Botox por ser o nome de uma marca, assim como você falar Xerox ou Gillete, mas se refere a fotocópia ou lâmina de barbear.
Botox® é, na verdade, a marca registrada de toxina botulínica tipo A do laboratório Allergan, o pioneiro no estudo da toxina , há mais de 25 anos atrás.
O nome correto é TOXINA BOTULÍNICA,
os americanos gostam de chamar de NEUROMODULADORES,
os europeus de RELAXANTE MUSCULAR
Existe mais de um tipo de BOTOX® ?
Existem vários tipos de toxina botulínica ou marcas diferentes: o BOTOX®, Xeomin®, Dysport® , Botulift® e o Prosigne® são do tipo ‘A’.
Toxina Botulínica tipo B
O Myobloc® é uma toxína botulínica um pouco diferente, uma toxina botulínica do tipo ‘B’.
A toxina tipo ‘B’ tem efeitos semelhantes, mas sua utilização é destinada aos pacientes que apresentam resistência ao tipo ‘A’ da toxina. Aparentemente dura bem menos, é mais cara e tem seu uso mais restrito.
Dura de 2 a 3 meses, e ainda por cima BEEEMMM MAIS CARA. Raramente utilizada, e quase nunca na dermatologia. Só na neurologia, em casos raros de resistência.
A aplicação de toxina botulínica é perigosa?
Não.
O medicamento é testado e aprovado. Desde 1984 nos Estados Unidos foi liberado pelo FDA americano – o órgão para controle de medicamentos mais rigoroso do mundo.
O Ministério da Saúde do Brasil libera o uso da toxina botulínica no Brasil desde 1992. O uso inicial da medicação foi destinado a pessoas que tinham espasmos musculares. Logo depois, passou a ser usado também em medicina estética e na dermatologia estética.
Vale ressaltar que a ação da toxina não atinge o Sistema Nervoso Central (SNC) já que, em situações normais, ela não ultrapassa a barreira hemato-encefálica, ou seja, não atinge o cérebro.
Botox® é, na verdade, a marca registrada de toxina botulínica tipo A do laboratório Allergan.
Mas existem outra excelentes Toxinas Botulínicas no mercado com diferentes nomes comerciais, como Dysport® da Galderma, Xeomin® da Merz, Prosigne® da Cristália, Botulift® da Coréia.
As injeções são usadas para o tratamento cosmético das rugas de expressão e para sudorese (suor) excessiva.
Como a toxina botulínica é aplicada?
A toxina botulínica é injetada nos músculos que causam as rugas do dia-a-dia. Músculos que se contraem excessivamente quando você franze as sobrancelhas, sorri ou faz uso da mímica facial. São músculos na testa, ao redor dos olhos, queixo, nariz, pescoço, colo, canto da boca, labios o masseter.
As injeções bloqueiam os impulsos nervosos de agir nos músculos tratados. Eles relaxam, e as rugas suavizam.
As aplicações causam um ligeiro desconforto, bastante suportável.
Aqui na Clínica Wulkan, em São Paulo (Jardim Paulista) e Osasco, orientamos a aplicação 40 minutos antes de um anestésico tópico, como DERMOMAX® 5g creme.
Aplique o anestésco de 10 em 10 minutos, começando 40 minutos antes da aplicação do botox.
A aplicação de Botox demora de 3 a 6 minutos, dependendo da área a ser tratada.